domingo, 23 de outubro de 2011

Deficiência de Tiamina (vitamina B1)

    Dois felinos pertencentes à mesma proprietária e sem acesso a rua, sendo eles machos, castrados, SRD e adultos (04 e 06 anos). Proprietária relatou que encontrou os animais prostrados, com dificuldade de locomoção, apresentando andar cambaleante. Refere hiporexia há três dias. Durante a anamnese a relatou ainda que os animais não tinham contato um com o outro, apesar de possuir aproximadamente 60 gatos. Proprietária relatou que a alimentação dos animais constituía-se principalmente de peixe e arroz, sendo oferecido eventualmente carne bovina.
Antes do início do tratamento.

     Animais apresentando ataxia, convulsão e tremor de intenção. Discreta lateralização da cabeça. Desidratação leve. O gato de 06 anos também apresentou nistagmo. A suspeita clinica direcionou-se para causas infecciosas ou nutricionais. Como a dieta dos animais era principalmente peixe (fonte importante de tiaminase) e os sinais clínicos apresentados pelos os animais eram condizentes com a literatura (inicialmente letargia e ataxia, evoluindo para ataxia vestibular bilateral, ventroflexão da cabeça, cegueira, demência, lateralização da cabeça, nistagmo e convulsão), optou-se por um diagnóstico clínico para a deficiência de tiamina. Os animais foram suplementados via fluidoterapia intravenosa com complexo B (1 ampola em 250ml de NaCl 0,9%) e por via oral com 19mg de Vitamina B1 (dose 2 a 4 mg/kg/dia), apresentando em menos de 24 horas significativa melhora em relação à ataxia e o tremor de intenção. Os animais foram liberados para casa com recomendação de fornecimento exclusivo de ração para gatos.
  
 Após 12 horas do início do tratamento.

      Segundo TAYLOR, 2010, esta deficiência altera o metabolismo de glicose no cérebro e leva ao desenvolvimento de encefalopatia e hemorragia dos núcleos do tronco cerebral. O diagnóstico presuntivo é baseado no histórico dietético, idade, sexo, raça e sinais clínicos dos animais, sendo apoiado pela remissão dos sinais 24 horas após a administração de tiamina.
LITERATURA CONSULTADA
Taylor, S.M.; Doenças intracranianas. IN: Nelson, R. W; COUTO, C. G. Medicina Interna de Pequenos Animais. 4 ed, 2010.
Norsworthy, G. D; Thiamine Deficiency. IN:_______. The Feline Patient, 4ed, 2011 

Um comentário:

  1. Os donos de gatos insistem em achar que gato só precisa comer PEIXE!!! Infelizmente alguns costumes são difíceis de mudar!

    ResponderExcluir