terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Raças - Introdução

Olá a todos!!
Desculpe o tempo sumida...
Mas depois de muito esforço, cansaço e noites sem dormir... Agora sim posso dizer que sou Especializada em Medicina de Felinos.
Bom, dando continuidade no meu blog, irei inicialmente postar toda semana um breve comentário sobre as principais raças criadas aqui no Brasil. Existem atualmente mais de 250 raças de gatos, distintas entre si pelo tamanho, tipo e cor de pelagem, temperamento e outras características.
Algumas delas surgiram naturalmente como gatos domésticos, e mais tarde foram padronizadas e oficializadas. Outras foram produzidas a partir da manipulação de cruzamentos por criadores que buscavam chamar a atenção para determinada característica.
Estas raças podem ser categorizadas ou divididas em grupos, como "Pêlo Curto","Pêlo Semi-longo" e "Pêlo Longo". As raças de pêlo semi-longo e longo exigem cuidados diários ou semanais, como escovação.
Qualquer gato de raça atinge seu desenvolvimento ótimo quando são combinadas duas características: uma boa genética e um bom ambiente. A genética depende das linhagens paternas e maternas, e determina padronização de cor e marcação do pêlo, além da cor dos olhos. Características como peso e tamanho são determinadas pela adição da genética e do meio ambiente.
Além das raças reconhecidas, há os mestiços ou SRD (sem raça definida), ou vira-latas. Muito mais comuns que os gatos com pedigree reconhecido, são facilmente encontrados habitando áreas rurais e urbanas. São também animais de estimação e tem a vantagem de serem mais vigorosos e resistentes à algumas doenças, por sua seleção na natureza. Entretanto, não se pode determinar a partir do filhote como o gato será quando adulto ou seu temperamento, diferente do que ocorre com os gatos de raça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário