quarta-feira, 7 de março de 2012

Raças - Maine Coon

O Maine Coon é a raça mais antiga de gato nativo dos Estados Unidos. Foi reconhecida como raça oficial no Estado americano do Maine, onde era famoso pela sua capacidade de caçar ratos e tolerar climas rigorosos, tendo uma pelagem grossa e resistente à água, bem como uma constituição forte.
A origem da raça e seu nome tem várias e fantásticas histórias explicativas. Uma delas conta que um gato doméstico solto nas florestas do Maine cruzou com um guaxinim ("racoons", em inglês), resultando numa ninhada com as características do Maine Coon. Apesar de isto ser biologicamente impossível, por causa das características da pelagem similar e sua cauda longa e cheia, pode ter levado a adoção do nome "Maine Coon". Outra história é de ter recebido esse nome em homenagem ao capitão do navio chamado Coon que teria sido responsável pela chegada da raça no litoral do Maine.
A maioria dos criadores de hoje acredita que a raça se originou de cruzamentos de gato de pelo curto nativos e europeus de pelo longo, provavelmente Angorás.

TEMPERAMENTO
É conhecido como o "gigante gentil" porque mesmo sendo gigante no tamanho e com aparência selvagem, tem um temperamento muito dócil e semelhante ao do cachorro, aceitando até o uso de coleira. É amigo, inteligente, sabe quando estamos felizes ou tristes e mostra pelo seu dono um amor incondicional, seguindo-o pela casa. Gosta de dormir junto, ficar no colo, vive bem em apartamento. Excelente companhia para crianças e outros animais, se adapta rapidamente ao ambiente e às pessoas. São muito brincalhões, devido ao amadurecimento mais lento.
Seu miado é um dos mais curiosos entre os gatos, pois se assemelha à um grilo, é suave e possui diversas modulações.
O Maine Coon é considerado por seus proprietários como o "Gato-Cão", não apenas por seu grande porte, mas principalmente por sua interatividade, companherismo, amor e carinhos que demonstram.

PADRÃO DA RAÇA
Originalmente um gato de trabalho, tem uma grande resistência física e pode suportar climas rigorosos. Sua pelagem é bastante espessa, lisa e suave ao toque, sendo parcialmente impermeável à água.
Apesar do seu tipo mais popular ser o Brown Tabby e o Brown Tabby with white, o Maine Coon é aceito em quase todos os padrões e cores exceto as marcações Colourpointed e Ticked Tabby e as cores Chocolate, Lilac, Cinnamon, Fawn e Lavander conforme determinadas entidades da gatofilia.
Sua cauda é comprida, com pelo abundante, solto e do mesmo comprimento do corpo.
Os olhos são grandes, ovais e muito expressivos, conferindo um ar selvagem, e a cor pode ter tonalidade verde, dourada, verde-dourada e cobre, sempre combinando com a pelagem. Olhos azuis ou dispares (odd eyed) são aceitos em gatos brancos ou de padrão bicolor. As orelhas são grandes, largas na base, diminuindo até ficarem pontiagudas, com tufos de pelos semelhantes ao lince, chamados de lynx tips
O corpo tem formato retangular, musculoso. As pernas são fortes, com tufos de pelos nas patas, como se fossem pantufas (feitas para andar na neve). Atingem o ápice do desenvolvimento por volta dos 4 anos de idade, podendo chegar até 1,40m de comprimento (do focinho à cauda) e pesar até 10 quilos para o macho e 6 quilos para a fêmea. Cabeça grande, focinho quadrado, queixo profundo, forte e alinhado com o lábio superior e nariz.

CERTO X ERRADO


Aparência Robusta - certo
 O Maine Coon é grande, forte, com aspecto selvagem e construção corporal retangular. Tem ossatura e musculatura bem desenvolvidas. Apenas o padrão UFO especifica o peso dos exempla­res: em média, de 4,5 a 6,8 kg (machos) e 3,1 a 4.5 kg (fêmeas). Na prática, contudo, os gatos da raça tendem a superar tais medidas. Em geral, os machos não castrados pesam de 7 a 12 kg. Quanto à cauda, é longa (se puxada para a frente, deve alcançar os ombros do gato), larga na base, afinando em direção à ponta e bem emplumada.




Aparência Leve- errada
Falta robustez à estrutura corporal. A ossatura e a musculatura não são tão desenvolvidas. a peito é menos largo que o ideal, e as pernas, mais finas. A gato da foto também tem formato do corpo quadrado, considerado outro desvio.  







Orelhas Grandes - certas
As orelhas são inseridas no alto da cabeça, mas apresentam suave inclinação lateral. Devem ser largas na base e estar espaçadas pelo tamanho aproximado de uma orelha. Também são grandes. Os padrões CFA, Tica e UFO determinam que tenham tufos de pêlo nas extremidades. Os da Fife e WCF os descrevem como desejáveis. Fife e Tica pedem ainda que as orelhas sejam moderadamente pontudas. Já WCF, CFA e UFO estabelecem que sejam pontudas.








Orelhas Laterais - erradas
As orelhas ficam posicionadas muito lateralmente (na foto). Se forem completamente verticais, o que em geral as torna próximas demais uma da outra, também são consideradas desvio.


Orelhas Pequenas - erradas                                        Orelhas Arredondadas - erradas







                                               As extremidades são bem   arredondadas.

As orelhas são menores que o ideal
(na foto). Se tiverem a base estreita,
também constituem desvio.


Orelhas Sem Tufos - erradas

Não há tufos de pêlo nas extremidades.
Qual a causa: herança genética.
Como prevenir: com a boa escolha do filhote e de seus pais. Em tese, pode-se prevenir que as orelhas fiquem laterais com o uso de talas específicas. Na prática, a criação de gatos não costuma adotar o recurso.
Como tratar: não há tratamento.




Focinho Quadrado - certo
 O focinho é massudo, de comprimento médio e quadrado. Quase não afunila em direção ao nariz (trufa). Visto de perfil. a ponta do focinho fica no mesmo plano vertical que a ponta do queixo. colaborando para o aspecto quadrado desejado. Também de perfil, a linha superior do focinho (da ponta do nariz até o início da curva de encontro com a testa. mas sem incluí-la) é reta.



Marcas do Rosto Não Salitentes  - errado

As maçãs do rosto são pouco proeminentes. Qual a causa: herança genética.
Como prevenir:
com a boa escolha do filhote e de seus pais.
Como tratar:
não há tratamento.









Focinho Estreito  - errado

Vendo-se de frente, o focinho é mais estreito que o ideal. Pode ser desproporcional em relação à largura do crânio. Em certos casos, como na foto, afunila em direção ao nariz, o que prejudica o formato quadrado desejado.


 
Queixo Retraído  - errado

Vendo-se o gato de perfil, a ponta do focinho não fica alinhada com a ponta do queixo. Em vez disso, o queixo é retraído. O desvio é conhecido por "queixo fugidio".






Cabeça Grande - certo
 

 A cabeça é grande, larga e com maçãs do rosto (cheekbones) proeminentes. De perfil, a testa é ligeiramente arredondada. e a região de encontro entre ela e o focinho é delimitada por uma nítida mas suave curva côncava, que lembra um escorregador.





Cabeça Estreita - errado                                                             Testa Plana - errado

A cabeça é mais leve e estreita que o ideal. Às vezes tende ao formato triangular.





Vendo-se o gato de perfil, a testa é plana, em vez de levemente arredondada (na foto). Também são desvio a curva acentuada na região de encontro entre focinho e testa ou a ausência de curva.



Olhos Grande - certo

Os olhos são grandes, bem separados e sem sinais de estrabismo. Apresentam-se ligeiramente puxados em direção à base das orelhas, num formato chamado pela maioria dos padrões de "oval" ou "ligeiramente oval". Quando bem abertos, parecem redondos.  




Olhos Muito Redondos - errado

Mesmo que não estejam bem abertos, os olhos são perfeitamente esféricos (na foto). Olhos muito puxados também são indesejáveis, assim como próximos demais um do outro.






Olhos Estrábicos - errado

Há estrabismo clássico ou divergente.